Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A BATALHA DOS VEGETAIS...

pode começar com você mesma ao pensar que sempre será uma receita sem graça e sem sabor, mas creia, você está totalmente CERTA!MINHA IRMà(aquela que vocês já conhecem bem...) é  a primeira a sempre que inicio uma frase dizendo "fiz uma ABOBRI...", nem termino o que pretendia porque ela já entorta a boca e finge que está ouvindo...No entanto, eis uma surpresa: dias atrás, fui almoçar em um restaurante vegetariano - CALMA, OUÇAM ATÉ O FIM -, que fica na Rua Peixoto Gomide (em sampa)e estava com vontade de comer massa. Bem, como lá é vegetariano pedi PANQUECA INTEGRAL recheada de VEGETAIS com MOLHO ROSÉ - tudo gratinado. Nem preciso dizer que me deliciei com cada garfadinha que dei, HUMMMMMMMMMMMM. E como sou curiosa e um pouco atrevida, perguntei ao garçom como se faziam as panquecas, vejam como:                   
1 xícara de farinha integral (compra-se no Pão de Açúcar, por exemplo ou em casa de produtos naturais - há várias hoje em dia)
1 xícara e 1/2 de leite integral ( o da marca "Fazenda" é o melhor, mas vale qualquer um)
2 colheres de sopa de queijo ralado
1 colher de chá de sal (uma pitada com o polegar e o dedo indicador dá no mesmo)
1 ovo

Modo de preparar
Bata tudo no liquidificador ou com um MIX
(essa farinha absorve mais do que a farinha branca - a consistência certa é a mesma, ou seja, meio grossinha)
aqueça uma frigideira tamanho média, coloque uma colher de óleo, rode-o por toda a frigideira e em seguida despeje uma concha da massa.Rode-a pela panela sem deixar nenhum buraquinho, espere uns segundinhos, vire-a com uma espátula e aguarde mais alguns segundos.
Tire-a da frigideira e siga assim até que se termine a massa.
A BATALHA dos vegetais!
Agora, sim, veja o que você tem na geladeira ou compre: brócolis (qualquer um , o japonês ou o compridinho), lave-o bem e reserve - abobrinha - lave-a com uma escovinha, com as pontas e corte em anéis grosseiramente-. Cozinhe tudo, de preferência, em uma panela ao vapor temperados com sal, orégano(se você gostar) e uma pitada de pimenta do reino (a branca é melhor, não faz mal à saúde a escura gruda nas paredes do intestino, sabia?). Depois de uns 8 minutos, despeje-os em uma tábua, pique tudo bem (tipo comidinha de bebê, sabe?).
SEGREDO FINAL!
misture os dois cozidinhos com ricota, faça uma pasta e recheie cada panqueca com essa mistura. Se preferir, coloque uma fatia de muçarela (sim, é com "ç" mesmo!). Coloque molho vermelho , rosé (vermelho e branco misturados) ou apenas molho branco. Jogue queijo ralado e ponha pra gratinar. Você não vai se arrepender do sabor!!
Eu sei que não deixei nem uma raspinha, acho que o lavador de pratos não precisou nem lavar a travessa, foi direto pro armário kkkkkkk
Tchau, pessoal, até a próxima receitinha!!

Um comentário:

Penso que...