Páginas

domingo, 27 de dezembro de 2015

A Berinjela que seduz!

Salada de Berinjela

Antes de mais nada, chega de confusão com a palavra berinjela, a gramática aceita as duas escritas, ok?
"Berinjela" e "Beringela" , mas eu prefiro a primeira escrita, nada pessoal...
A receita é bem simples:
Ingredientes para satisfazer (mais ou menos) 8 pessoas
5 berinjelas grandes
2 pimentões verdes
2 pimentões vermelhos
2 cebolas médias
(Todos os ingredientes acima devem ser cortados em quadradinhos)
Azeite (Gallo, Carbonel)
(Os temperos a seguir somente na metade do tempo de assado)
Sal
Orégano
Pimenta do reino
Vinagre
Modo de preparar

Depois de tudo cortado, coloque todos os ingredientes em uma travessa de 30 cm e não coloque mais nada. Leve ao forno 180 graus. Passados uns 30 minutos, abra o forno, mexa tudo alterando de posição o que está embaixo vai para cima e o que está em cima vai para baixo.  Nesse momento que  tudo já deve estar meio murcho, regue com um pouco de azeite e coloque sal (não muito ainda).

Volte a travessa para o forno por mais uns 30 minutos.
O ponto certo é não deixar que "torre" a berinjela, nem que tudo quase se desfaça ( o que às vezes pode acontecer).
Retire a travessa do forno e, ainda quente, retempere tudo: mais sal, mais azeite ( sem dó!), um pouquinho de orégano, um pouquinho de pimenta do reino, um fiozinho de vinagre (algumas gotas aleatórias) e agora o truquezinho: pingue algumas gotas de adoçante, ele vai retirar o amargor que normalmente a berinjela tem e conferir à salada um toque especial. Se sua família gostar de saladas mais azedinhas, ao invés do vinagre comum, substitua-o pelo vinagre balsâmico, fica muito  interessante o sabor. Sirva-a com fatias de pão semi-italiano ou torradas de qualquer tipo de pão. É uma bela entrada...
O mais, é cair de cabeça nesta iguaria deliciosa!
Bjs  é bom apetite


sábado, 14 de fevereiro de 2015

TORTA FÁCIL DE BANANA

TORTA FÁCIL DE BANANA, fácil mesmo!!

Torta mais fácil acho que não existe. A receita é de uma tia minha de Mairiporã que sempre a fazia quando sobravam aquelas bananas na fruteira já meio murchas, passarinhas e que ninguém mais as queria. O que fazer com elas? As opções são sempre banana com açúcar, mel e cenela no fogo ( delicia total!) ou jogá-las no lixo. Então, essa tia inventou essa receitinha rápida  e o sucesso é garantido. Bom, menos papo é mais ação!
Ingredientes
De 5 a 7 bananas (pode ser menos - fiz a torta a seguir com apenas 3 grandes)
10 colheres de açúcar
10 colheres de farinha de trigo ( pode ser integral também, dá certo, mas para isso coloque 5 colheres de farinha branca e 5 colheres de farinha integral)
1 colher de sobremesa de fermento em pó (fleshman ou se a farinha for D. Benta com fermento nem é necessário)

Preparo
Misture a farinha e o açúcar - reserve. Unte uma forma retangular de mais ou menos 30cm, (não muito grande para que fique altinha) e coloque 7 colheres da mistura colo se vc estivesse polvilhando a forma ( em alguns lugares cairá mais do que outro, sem problemas), em seguida corte umas duas bananas em rodelas e vá deixando cair sobre essa mistura. Em seguida, coloque mais 7 colheres da mistura do mesmo jeito é as demais bananas por cima. Umas cairão sobre as que já estavam, vão ficar alguns buracos, mas não esquente a cabeça, é assim mesmo. Faça camadas até que tudo termine.
Por último, bata 3 ovos inteiros com um copo ( americano não muito cheio) de leite integral. Despeje por cima da torta deixando que ele se infiltre por entre as bananas e a mistura,e finalize povilhando canela ( se gostar)  De uma chaqualada na forma e ponha no forno por 40 minutos aproximadamente.
Se preferir, quando estiver pronta e ainda quente, pincele uma mistura de açúcar, canela e um pouquinho de água pra dar liga, também fica ótimo.
Dica: coma-a ainda quente com um cafezinho!! Não tem igual sabor!!


terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Então, é Natal...

"Então, é Natal..." e parece incrível, mas só estando em férias é que consigo escrever no blog...e como eu preciso e gosto deste momento...
Bem, nos meus Natais - acho que para todos é igual - é quando queremos comer aquelas receitinhas especiais de cada um da família que chega para a festa. Minha família , pequena que é, tem 3 cozinheiras : eu, responsável pelo tradicional tender com frutas e outras "cositas" que contarei já já; minha irmã - a 2ª cozinheira, que sempre faz uma lasanha  (parece bobo, algo simples e comum, mas o molho dela é muuuuito especial!) é minha mãe, a 3ª cozinheira, que se encarrega das receitas mais tradicionais espanholas, aquelas que só se comem no Natal, sabe? A ordem, na verdade, deveria ser minha mãe, eu e minha irmã, digo isso pela destreza com as panelas...hehehe


Vou começar pela LASANHA...massa pré-cozido da Adria, mas ela a cozinha brevemente e a reserva (fica melhor);  o molho é o grande trunfo! Tomates frescos cozidos, tira-se  a pele, picados
 grosseiramente, refogados em azeite, cebola picada, alho bem picadinho e o grande detalhe: cenoura! É esse o toque diferencial no sabor, ela as descascas, pica e joga no molho que vai cozinhando em fogo bem lento por horas, nem sei quantas...Depois de pronto, a montagem é aquela tradicionale: massa, molho, muçarela, presunto, molho e massa novamente. O último toque fica por conta de fechar com a massa e molho por cima (eu costumo fazer a lasanha finalizando com a muçarela que ao ir pro forno, gratina e fica crocante!mas da forma como ela o faz fica muito bom!!


Vamos ao TENDER: este ano fiz diferente, inventei uma receita e deu muuuuito certo. Foi assim: fiz o início como mandam as instruções , risquei na diagonal o Tender, coloquei os cravos em cada encontro dos riscos e o coloquei para assar por uns 40minutos. Depois de pronto, fatiei o tender e entre cada fatia coloquei uma fatia de abacaxi, reguei tudo com a calda do abacaxi ( se for a fruta fresca, reserve uma ou duas fatias, bata-as no liquidificador e coe para extrair apenas o suco; se for em lata, utilize a calda que vem nele), e coloquei alguns pêssegos em volta.  O segredinho é a FAROFA que acompanha o tender, faço-a com farinha de rosca  crua, azeite, nozes picadas  , nozes trituradas como farinha, salsinha, manteiga  e lâminas de castanha do Pará. Tudo isso  refogado.  Deixe-a meio douradinha e acompanhe o tender...Hummmm. Depois me conte!


 Tender com abacaxi e pêssego

Farofa de castanhas




                               (Foto da Sadia.com.br)
E agora vem o MOLHO inventado: como havia em casa dois maracujás, abri cada  um deles, jogueis as sementes numa vasilha, misturei-as a duas colheres de sobremesa de mel e azeite. Fiz uma lambança que me pareceu deliciosa! Bem, passei a tal meleca no tender e  finalizei com um restinho de vinho  branco ( era uma sobrinha de vinho, bom, mas apenas um pouco).  Foi para o forno por  35 minutos coberto com papel alumínio. Após esse tempo, retirei o papel , reguei com a tal mistura e voltei para o forno por mais 10 minutos, descoberto. Depois de pronto, esperei esfriar e o fatiei. A decoração foi intercalar uma fatia de Tender, uma de abacaxi em calda .e por cima de cada fatia coloquei um lâmina de pêssego. Ficou lindo e delicioso...