Páginas

sábado, 4 de fevereiro de 2017

"O SEU CUSCUZ (paulista) é de lamber o prato"...

Vamos combinar que é a frase mais engraçada que se pode ouvir sobre algo que se cozinhe, claro! Vou contar: certo dia, fui ver o que eu tinha em minha pequena despensa (e não DIspensa, ato de demitir alguém, ok?), - continuando..., e vi duas latas de sardinhas, uma de ervilha, um vidro de palmito, uma de milho dentre outras latinhas menos interessantes naquele momento. Então, senti logo o gosto de um delicioso Cuscuz em minha boca! Até salivei...(sou assim, meio visual e gustativa...estranho, né?). Bem, não tive dúvidas: farei um cuscuz! Eu não tenho essa de "é tarde, agora para cozinhar", ou "cozinhar 'isso' a esta hora da noite?". Nem ligo para o relógio...
Então, peguei uma caçarola grande (pra que economizar no tamanho da panela, você vai lavar de qualquer jeito, não é...hehehe), coloquei o óleo generosamente, a cebola picada grosseiramente, os alhos picados,  os tomates, um caldo de galinha, o vidro de palmito e fui mexendo, fui mexendo ( a canção é "vou mexendo, vou mexendo"...kkk).
Quando tudo ficou bem refogadinho (adoro os diminutivos!! Aliás, você já leu "Diminutivo", do Veríssimo? "Era o que eu pensava até o dia, na Itália, em que ouvi alguém dizer que..." Muito bom texto, leia... 
Bem, continuando...coloquei a sardinha, o milho e a ervilha. Mexi mais um pouco com cuidado para a sardinha não desmanchar, despejei o óleo da sardinha na panela, a água do palmito foi também, umas gotas de adoçante e SEGREDINHO!!(outro diminutivo...kkk): uma colher de café de bicarbonato para quebrar a acidez. Vai levantar uma espuminha, mas não se preocupe, é assim mesmo...Aliá, coloque-o sempre que cozinhar algo que leve tomate. Coloquei também pimenta-do-reino, pimenta dedo-de-moça, salsinha picadinha, azeitonas verdes sem caroço e abri um ovo e deixei ele cozinhar uns instantes naquele caldo todo. Depois de alguns segundos, mexi tudo novamente "quebrando" o ovo já cozido. Nesse instante, coloquei a farinha de milho em flocos e mexi rapidamente para que todos os ingredientes se ligassem; despejei um pouco de água fervida quente (eu tenho aquelas jarras elétricas, sabe? Sempre fervo água para cozinhar arroz, e tudo que leve água) e mexi até que cozinhasse um pouco e tudo "pegasse" gosto. Provei, claro e estava ótimo!
Peguei, então, uma forma de pudim (serve qualquer uma, a minha é de silicone com desenhos, vocês a verão já já), coloquei alguns enfeites com a sardinha da segunda lata e um ovo que cozinhei e o parti. Despejei a massa do cuscuz e ao esfriar um pouco, passei para gelar. 
Pode-se comer quente ou frio, vai da preferência de cada um.
Agora, passarei os ingredientes em lista:

INGREDIENTES

1 vidro de Palmito
metade de um vidro de azeitonas verdes
1 lata de milho
1 lata de ervilha
1 cebola picada
2 alhos picados
2 tomates com pele picados grosseiramente 
salsinha picada
1 caldo de galinha
pimenta-do-reino
pimenta dedo-de-moça
2 latas de sardinha (reserve uma)
2 ovos (um deles cozido)

As fotos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso que...