Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

PÃO DE LÓ da Bisa Micas resolve qualquer situação...

SUA AMIGA LIGOU E  disse que em meia hora estará em sua casa e você, "claro", não quer fazer feio? Mas, se lembrou de que não tem nada pra servir...ai, ai, ai...Afinal, ela poderá contar para todo mundo que você lhe serviu apenas uma chazinho e nada mais...
Ah, não...pior! Seu marido vai levar alguém importante para jantar em casa (ainda acontece isso?), bem, e você quer se exibir com seus dotes culinários...(dotes? Meu Deus!! Fui longe agora...) ou não há lugar para comprar algo naquele momento, então...EIS A SOLUÇÃO DE SUA AFLIÇÃO!!
É uma receita como eu gosto: fácil, com ingredientes que se tem em casa normalmente e DELICIOSA!
Mexendo no meu livro de receitas (adoro redescobrir  receitas de que já me esqueci , ou as fiz há muito tempo, ou fazia muito quando meus filhos eram pequenos, ou, pior, fiz uma vez e nunca mais! Bem, lá estava eu virando as páginas de meu pequeno caderno, bem gasto, quando encontrei uma folha de cheque inutilizada (pego qualquer papel para escrever quando tenho uma boa receita - até no verso de provas eu já escrevi, sem querer...- meus alunos riram muuuuito, claro!) com a receita que a minha Bisa Micas, portuguesinha, me deu. A Bisa, a bem da verdade, é do meu marido, mas como começamos a namorar muito jovens e ela sempre me tratou como uma neta (eu que não convivi com minhas avós, sou carente de colo de vó, ou melhor, fui...), eu a adotei como minha avó e pronto! 
Fiquei muito emocionada ao ler a receita, ainda mais porque quem a conheceu sabe que ela não era muito amiga da cozinha, embora tivesse criado três filhos e cuidado de minha sogra até o dia em que nos deixou.
Bem, vamos a ela que devem todos estar muito curiosos:

Tempo de preparo: 15 minutos

Tempo de forno: 15 minutos  

Forma: redonda, sem buraco, 20 cm.

INGREDIENTES

4 ovos
5 gemas
14 colheres de sopa de açúcar (ou 180 gramas)
 7 colheres de sopa de farinha (ou 90 gramas)


Preparo

Forre a forma com uma folha de papel manteiga. Pincele manteiga em toda a folha.
Pré-aqueça o forno a 180º. 

Bata os ovos, as gemas e o açúcar por 15 minutos até triplicar de tamanho. Esse é o grande segredo! Quanto mais bater, mas fofo vai ficar.
Passado esse tempo, e sem desligar a batedeira, vá despejando uma a uma as colheres de farinha; despeje a próxima, depois que a anterior já tenha sido misturada. Terminada a farinha, desligue a batedeira. Despeje a massa na forma e leve ao forno por uns 15 minutos.
Faça um teste após 13 minutos espetando com um palito nas bordas. Se ela estiver assada o bolo já estará pronto. O centro fica um pouco úmido mesmo.
O bolo ficará bem alto e ao tirá-lo do forno, vai murchar. Esse efeito é o correto.
Povilhe açúcar de confeitar. 
Agora, as fotos!! 

 massa batendo por 15 min

Após os 15 min de forno

Assim que for tirado, ele murchará, 
Povilhe glaçúcar


e corra para o abraço!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso que...